bibliaon.com
- Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Jesus usou essa comparação quando ensinou seus seguidores a orar: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.”
Contents
- 1 Qual é o significado do perdão?
- 2 O que a Bíblia nos diz sobre o perdão?
- 3 Qual é a importância do perdão?
- 4 O que de fato é o perdão?
- 5 Qual o pecado que não tem perdão na Bíblia?
- 6 Quais os benefícios do perdão espiritualmente?
- 7 Qual o processo do perdão?
- 8 Porque devemos perdoar nossos irmãos?
- 9 O que a falta de perdão causa na vida de uma pessoa?
Qual é o significado do perdão?
O que é Perdão: Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.
O que a Bíblia nos diz sobre o perdão?
“ Perdoar é permitir que a pessoa se aproxime” (Efésios 2, 13). Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão. Perdoar requer assumir os erros que cometemos e, acima de tudo, nos perdoarmos a nós mesmos.
Qual é a importância do perdão?
Perdoar é muito importante porque nos livra da raiva, rancor, tristeza e outros sentimentos desagradáveis. Ao realizar o ato de perdoar, tem-se uma oportunidade de se libertar das amarras que trazem peso negativo para nossas vidas. É um símbolo de inteligência emocional e, em muitos momentos, de amadurecimento pessoal.
O que de fato é o perdão?
Você sabe o que significa o perdão? Perdoar é reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar em deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa. O perdão é um ato de decisão no que se refere às questões internas que perturbam a paz de um indivíduo.
Qual o pecado que não tem perdão na Bíblia?
«Em verdade vos digo: Que aos homens serão perdoados todos os pecados, e as blasfêmias que proferirem; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, pelo contrário é réu de um pecado eterno.» (Marcos 3:28-30):
Quais os benefícios do perdão espiritualmente?
Promove bem estar físico, emocional e espiritual – O perdão promove uma “limpeza” das emoções negativas e permite a manutenção do bem-estar. Ao perdoar, o corpo agradece, a mente fica mais criativa e a pessoa amadurece espiritualmente, se tornando mais resiliente.
Qual o processo do perdão?
Enright explica que o processo do perdão tem quatro fases: reconhecimento da raiva, decisão de perdoar, entendimento sobre as dificuldades do agressor e libertação da dor emocional. O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações.
Porque devemos perdoar nossos irmãos?
O ponto central da parábola se encontra na conclusão: todos somos devedores diante de Deus; nunca poderemos pagar nossas dívidas. Constantemente pedimos perdão pelos nossos pecados. Deus perdoa e nos pede que perdoemos nossos irmãos: “Perdoai-nos as nossas ofensas assim que nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
O que a falta de perdão causa na vida de uma pessoa?
Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização.