Contents
- 1 O que a Bíblia diz sobre a lepra?
- 2 Qual o significado de leproso na Bíblia?
- 3 O que era a lepra antigamente?
- 4 O que a Bíblia diz sobre leprosos?
- 5 Quem na Bíblia teve lepra?
- 6 O que a lei diz sobre leproso?
- 7 Qual o nome do leproso que foi curado por Jesus?
- 8 Onde ficavam os leprosos no Novo Testamento?
- 9 O que era o vale dos leprosos?
- 10 Como se pegava lepra antigamente?
- 11 O que marcou socialmente a lepra?
- 12 O que a lepra pode causar em uma pessoa?
- 13 O que Jesus mandou os leprosos fazerem?
- 14 Porque só um leproso voltou para agradecer a Deus?
- 15 Quem era o leproso que voltou para agradecer?
O que a Bíblia diz sobre a lepra?
Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.
Qual o significado de leproso na Bíblia?
A lepra é o símbolo da condição de pecado, da miséria humana, da situação de distanciamento de Deus e dos irmãos. O evangelista Lucas quer nos ensinar que todos precisam encontrar Jesus. Ninguém é justo, ninguém está sem lepra: todos estão à procura da salvação do Senhor.
O que era a lepra antigamente?
Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, antigamente a enfermidade era associada ao pecado, à impureza, à desonra. Por falta de um conhecimento específico, a hanseníase era muitas vezes confundida com outras doenças, principalmente as de pele e venéreas.
O que a Bíblia diz sobre leprosos?
O episódio da cura de dez leprosos é um dos milagres feitos por Jesus e está relatado no evangelho de Lucas, no Novo Testamento. E ocorreu que os dez leprosos, de longe, levantaram a voz, dizendo: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós” (Lc 17:13).
Quem na Bíblia teve lepra?
De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte.
O que a lei diz sobre leproso?
55 E da a lepra das roupas, e das casas, 56 E da inchação, e da pústula, e da mancha lustrosa; 57 Para ensinar em que dia alguma coisa será imunda, e em que dia será limpa. Essa é a lei da lepra.
Qual o nome do leproso que foi curado por Jesus?
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. ‘ Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica limpo. ‘ No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
Onde ficavam os leprosos no Novo Testamento?
Spinalonga, a ilha grega onde leprosos eram abandonados para esperar a morte.
O que era o vale dos leprosos?
Na época de Cristo, um dos grandes problemas, tanto de saúde, quanto social era a hanseníase, a lepra. Cada pessoa com a doença tinha que ser isolada do convívio social e ir para o chamado Vale dos Leprosos. Ao fazermos isso, é como se cada um de nós tivesse um Vale dos Leprosos próprio, dentro do nosso coração.
Como se pegava lepra antigamente?
Sabemos que doença é transmitida pelo ar, pelo Mycobacterium leprae, sendo que os objetos que estavam na casa desta pessoa poderiam sugerir outras formas de contaminação.
Durante grande parte da História, os leprosos foram vítimas de estigma social, o que ainda continua a ser uma barreira para a procura de tratamento. Devido a este estigma, muitas pessoas consideram o termo ” leproso ” ofensivo. A condição está classificada como doença tropical negligenciada.
O que a lepra pode causar em uma pessoa?
Manchas na pele de cor parda, esbranquiçadas ou eritematosas, às vezes pouco visíveis e com limites imprecisos; Alteração da temperatura no local afetado pelas manchas; Comprometimento dos nervos periféricos; Dormência em algumas regiões do corpo causada pelo comprometimento da enervação.
O que Jesus mandou os leprosos fazerem?
Jesus mandou que o leproso se apresentasse ao sacerdote a fim de ser reintegrado à convivência com a sociedade. Da mesma forma Ele nos cura e nos liberta, mas nos orienta a mostrar-nos ao sacerdote para que possamos voltar ao convívio da Igreja.
Porque só um leproso voltou para agradecer a Deus?
Dez leprosos vêm ao encontro de Jesus. Somente um, o samaritano, retorna e agradece porque consegue ver Jesus como mediador da cura, reconhece n’Ele o Salvador: “ Voltou louvando a Deus em alta voz e lançou-se por terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças”.
Quem era o leproso que voltou para agradecer?
Os leprosos foram ainda cheios de lepra. Acreditaram na possibilidade da cura antes de serem curados. O Evangelho conta que no caminho todos ficaram bons e apenas um deles voltou para agradecer a Jesus. Esse que voltou era Samaritano – estrangeiro, desdenhado pela cultura e religião judaica.