Contents
- 1 Quem é o Davi da Bíblia?
- 2 O que podemos aprender com a história de Davi?
- 3 Quando Davi foi escolhido por Deus?
- 4 Quem foi Davi aos olhos de Deus?
- 5 Onde se encontra a passagem de Davi na Bíblia?
- 6 Quais foram os erros de Davi?
- 7 Qual era o propósito de Davi?
- 8 O que podemos aprender com a atitude de Davi nos momentos difíceis?
- 9 Quais são as qualidades de Davi?
- 10 Por que Davi foi escolhido por Deus?
- 11 Porque Davi foi grato a Deus?
- 12 Quem escolheu Davi como rei?
- 13 Por que Davi era um homem segundo o coração de Deus?
Quem é o Davi da Bíblia?
Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quarenta anos, entre 1006 e 966 a. C. e conseguiu lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico.
O que podemos aprender com a história de Davi?
A fé de Davi nasceu da sua experiência da graça e misericórdia de Deus em sua vida até aquele momento. Da história de Davi e Golias, podemos aprender que o Deus que servimos é capaz de derrotar qualquer um dos gigantes em nossas vidas –medo, depressão, questões financeiras, incredulidade, e muitos outros.
Quando Davi foi escolhido por Deus?
Samuel entrevistou todos os irmãos de Davi, e nenhum foi o escolhido por Deus, até que chamaram Davi que estava cuidando das ovelhas para ser entrevistado. Depois de ser apresentado Deus confirmou que ele era o escolhido, e a partir desse dia ele foi ungido pelo Espírito Santo de Deus.
Quem foi Davi aos olhos de Deus?
Davi era um homem cujo coração era inclinado ao Senhor: Davi era um homem espiritual, cuja vida estava em harmonia com os anseios de Deus (I Sm 17.36).
Onde se encontra a passagem de Davi na Bíblia?
As histórias de Davi ocupam 42 capítulos da Bíblia, entre Samuel 1,16 e Reis 1,2; e narram como o simples pastor se tornou um rei exemplar e herói de Israel.
Quais foram os erros de Davi?
Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.
Qual era o propósito de Davi?
A história do rei Davi apontava para aquele que seria chamado Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé. Assim como Davi, o nosso propósito nesta terra é revelar a glória de Deus às pessoas.
O que podemos aprender com a atitude de Davi nos momentos difíceis?
Davi foi humilde em reconhecer que a sua vitória sobre os seus inimigos, só seria possível pelo grande amor do Senhor, pois ele sabia que sozinho nada conseguiria. Davi também mostra a sua humildade, quando ele pede benção para o próprio povo que o trai. Ele demonstra que o amor de Deus tomou conta do seu coração.
Quais são as qualidades de Davi?
Por isto quero meditar nas qualidades de Davi:
- 1ª Qualidade: sabia tocar. ( ungido)
- 2ª Qualidade: Davi era valente. ( corajoso)
- 3ª Qualidade Davi era animoso (forte)
- 4ª Qualidade: Davi era homem de guerra.
- 5ª qualidade: Davi era homem sisudo em palavras.
- 6ª Qualidade. Davi era de gentil presença.
- 7ª Qualidade.
Por que Davi foi escolhido por Deus?
Deus escolheu Davi porque olha para o coração e não para a aparência física (1 Samuel 16:7). Davi foi o mais famoso rei de Israel e descrito em 1 Samuel 13:14 como um homem segundo o coração de Deus. Davi tinha algumas qualidades e características que fizeram com que fosse escolhido por Deus para liderar o Seu povo.
Porque Davi foi grato a Deus?
Na primeira, que vai do verso 18–24, Davi exalta e louva a Deus por receber a promessa de uma dinastia, pelas conquistas que o Senhor dera a Davi, pela libertação, pelos milagres e pela adoção como povo que pertence a Deus.
Quem escolheu Davi como rei?
Samuel unge Davi como o novo rei de Israel.
Por que Davi era um homem segundo o coração de Deus?
Sabemos que Davi, mesmo depois de feitos inspirados pelo Espírito de Deus, acabou se desviando dos caminhos divinos, chegando a cometer o terrível pecado de mandar matar um homem, para ficar com a mulher dele. Mas ele se arrependeu amargamente (Salmos 51) e foi chamado “O Homem segundo o coração de Deus ”.