Contents
- 1 O que podemos aprender com a história de Débora?
- 2 Quais são as características de Débora?
- 3 Quem foi Débora mulher de Lapidote?
- 4 Como Débora venceu a guerra?
- 5 Porque Débora se levanta como mãe de Israel?
- 6 Quais as características de Ester?
- 7 Qual era a missão de Débora?
- 8 O que significa o Cântico de Débora?
- 9 O que podemos aprender com a história de Rute?
- 10 Como Débora se tornou juíza?
- 11 Qual o nome do Rei dos cananeus que dominou o povo de Israel no tempo da profetisa Débora?
- 12 O que significa o nome Lapidote?
- 13 Qual foi a maior guerra na Bíblia?
O que podemos aprender com a história de Débora?
Essa historia nos lembra da suficiência de Deus. Por ser profetisa, Débora teve uma maior intimidade com Deus que Baraque, e sabemos que ele mesmo reconheceu isso: “Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei” (Jz 4.8). Baraque não queria ir sem a profetisa.
Quais são as características de Débora?
Consta que ela era casada e o seu marido se chamava Lapidote, ela tinha uma vida simples, profetizava e aconselhava as pessoas ao ar livre, debaixo das palmeiras. No meio cristão o Cântico de Débora é lembrado com freqüência.
Quem foi Débora mulher de Lapidote?
Débora vivia na região montanhosa de Efraim, entre Ramá e Betel. Ela sentava-se debaixo de uma palmeira e o povo de Israel vinha até ela a fim de que ela os ajudasse a resolver as questões que traziam. Desde sempre judeus em cristãos consideram que ela era casada com um homem chamado Lapidote, baseando-se em Jz 4:4).
Como Débora venceu a guerra?
Mas, enquanto o general cananeu dormia coberto por um tapete, ela não teve dúvida: levantou-se, pegou um martelo e cravou-lhe uma estaca na cabeça. “Bendita seja entre as mulheres Jael”, diz a juíza Débora em seu famoso cântico bíblico.
Porque Débora se levanta como mãe de Israel?
Feita juíza e profeta em Israel, casada, orientava e cuidava de seu povo com o amor de uma mãe e a força de uma mulher de Deus. Israel estava nas mãos de Cananã, nação adversária, o povo sofria forte opressão do inimigo e clamou a Deus. Débora se levanta, sai de seu lugar de conforto e assume o lugar de mãe da nação.
Quais as características de Ester?
Depois de coroada, Ester chamava a atenção por sua modéstia e humildade. A mulher mais poderosa do mundo não se deslumbrou diante das riquezas ou do poder do império, mas manteve-se fiel às suas origens e ao seu povo.
Qual era a missão de Débora?
Ela foi a primeira e única líder mulher dos israelitas. Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.
O que significa o Cântico de Débora?
O “ Cântico de Débora ” (Juizes 5) é uma ode triunfal que cele bra a derrota e morte de Sisera no vale de Jezreel, junto ao rio Kishon, perto de Meguido; foi possivelmente composto imediatamente após a vitória (cerca de 1150-1100 a.C) (1). Este cântico marca uma grande crise na história de Israel.
O que podemos aprender com a história de Rute?
Por que estudar esse livro? No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.
Como Débora se tornou juíza?
O maior destaque é dado a Débora. Além de profetisa, tornou – se juíza de Israel. Ela possuía uma vida exemplar, que lhe dava relevante conceito e popularidade entre os seus compatriotas. Apesar das notícias do poderio do exército inimigo, Débora, avaliando as circunstâncias, tomou a decisão de aceitar a guerra.
Qual o nome do Rei dos cananeus que dominou o povo de Israel no tempo da profetisa Débora?
Sísera – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O que significa o nome Lapidote?
Lapidote ( nome hebraico que significa “tochas” ou “chamas”) foi marido da juíza Débora (Juízes 4:4) e não possui mais relatos na bíblia falando sobre ele. Os rabinos o identificam com Baraque.
Qual foi a maior guerra na Bíblia?
A Batalha do Vale de Sidim, conhecido também como a Batalha de Sidim ou Guerra dos Nove Reis, é um evento descrito em Gênesis 14, no qual uma aliança de quatro reis da Mesopotâmia fez guerra contra cinco reis das cidades da planície.